Euros Irlanda

2 formas fáceis de levar seu dinheiro para o intercâmbio na Irlanda

Se você está planejando fazer um intercâmbio na Irlanda, já deve saber que precisa trazer uma quantia em dinheiro, comprovando que pode se manter no país durante seus estudos. A conta é simples, são 500 euros para cada mês estudando na Irlanda.

Logo, pra quem vai fazer o intercâmbio de 6 meses (8 se somarmos os 2 meses de férias) o valor mínimo que deve ser apresentado à imigração é de 3.000 euros. Porém, recomendamos que traga mais que o exigido, pois somente este valor não será suficiente.

Mais que 3.000?! Tem certeza que não é suficiente?

Com certeza não. Você só poderá usar os 3.000 euros após comprová-los no GNIB, este processo leva cerca de 1 mês (lembre-se de agendar ainda no Brasil). Sabendo disso, que dinheiro você usaria neste período, já que não pode usar os 3.000 euros? Portanto, nas primeiras semanas, você precisará sim de dinheiro extra. Para os 6 meses de intercâmbio por exemplo, recomendamos que traga pelo menos 4.000 euros.

Certo, após saber quanto dinheiro você precisará trazer, nesse momento uma dúvida muito comum pode surgir:

Como é que eu vou levar toda essa grana do Brasil para a Irlanda?

Existem várias formas de levar seu querido dinheiro. Porém, irei citar apenas duas, uma delas foi a que escolhemos e você entenderá o motivo.

 

#1 Levando no cartão VTM

 

A primeira forma e mais segura é trazer seu dinheiro com um cartão de viagem pré-pago, o famoso VTM (Visa Travel Money). A forma mais simples de adquirir este cartão é justamente na hora em que vai trocar seus reais por euros. Geralmente, as casas de câmbio possuem este cartão e já irão te oferecer no momento da troca ou sua agência também pode oferecer.

Visa Travel Money - Goianos na Europa

Levarei assim! Simples e seguro, basta manter o cartão bem guardado.

Foi o que pensei. E isso é verdade, o que eu não sabia ainda era sobre as taxas cobradas para utilizar o VTM.

Não vou entrar nos detalhes de valores aqui. Pois isso, varia de acordo com a economia atual e com a empresa onde você irá adquirir o VTM. Algumas empresas, por exemplo, cobram pelo cartão e outras não. Além disso, ao converter o dinheiro (de reais para euros), ele passa a valer menos que o normal. Pois a cada real trocado, será cobrada uma taxa adicional. Compare e decida se vale a pena.

Imigração Irlanda - Goianos na Europa

Se escolher essa opção, não se esqueça de trazer um extrato recente do VTM, pois você precisará apresentá-lo na imigração, assim que desembarcar no aeroporto, juntamente com passaporte e todos os documentos de seu intercâmbio.

Bem, devido ao detalhe das taxas, nós decidimos trazer nosso dinheiro de outra forma.

 

#2 Levando em “cash”

Euros - Goianos na Europa

A outra forma, ainda mais simples, de levar o seu dinheiro é em espécie. Apesar de fácil, essa opção não é uma das mais seguras, o que acaba sendo uma grande desvantagem.

Porém, dessa forma, você não paga as taxas cobradas quando se usa o VTM. Quanto à segurança , lá vai outra dica, compre uma doleira. Se você não sabe o que é, trata-se de uma espécie de pochete. Você guarda o dinheiro nela, amarra na cintura e mantém a doleira por dentro da calça. Assim, você mitiga os riscos de perder o dinheiro ou de ser furtado.

Ao desembarcar no aeroporto e passar pela imigração, esteja preparado para apresentar o dinheiro. No nosso caso não foi solicitado.

E agora, qual opção vai escolher?

Lembre-se que existem duas etapas com processos distintos de comprovação da quantia obrigatória. Na imigração do aeroporto, você pode apresentar o dinheiro ou extrato do VTM. Porém, para retirar o seu visto de estudante no prédio do GNIB (após o início das aulas e já estar morando na Irlanda), é preciso comprovar novamente. E apresentar apenas o dinheiro não é permitido.

Mas não se preocupe, já temos um post falando sobre a comprovação para o GNIB confere lá.

Acompanhe a gente no Instagram e conheça nosso canal do Youtube! Até a próxima! ???? ????????

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.